Rotina sentada: dor e produtividade

Você já sentiu como o ficar sentado por muito tempo tem afetado seu quadro de dor? Para nós, Profissionais de Educão Física, a cadeira é, sem dúvida, uma das piores invenções do homem. Além de reduzir a quantidade de movimentos, causa inúmeras complicações musculares e, por consequência, dores.

As implicações da má postura para a saúde são várias, inclusive a dor crônica, causando falta de concentração e um menor rendimento nas tarefas.

O Neurocirurgião Fernando Gomes comentou uma pesquisa do Reino Unido sobre os impactos do home office na pandemia. O estudo descobriu que mais de 80% das pessoas que trabalharam em casa durante a pandemia sentiram alguma dor nas costas, pescoço ou ombro. É um número alarmante, concorda?

Então, trouxemos algumas dicas para você evitar possíveis dores. Confira:

Em caso de desconforto, a cada hora, levante-se um pouco da cadeira. Se sentir tensão nos ombros, pescoço ou nas costas, alongue-se ligeiramente (de 10 a 20 segundos em cada posição), antes de voltar a se sentar;

Exercícios que envolvam atividades aeróbicas, treino de força e alongamentos são fundamentais. É só colocar dentro da rotina diária a prática exercícios;

‍Posicionar a tela do seu notebook na altura dos olhos. Vale colocar uma pilha de livros embaixo ou qualquer outro apoio;

Manter os braços na altura do teclado;

Deixar a coluna em posição ereta;

Colocar um apoio de pés;

Manter o quadril em 90 graus;

Sentar-se sempre em cadeira e nunca em sofá ou cama (tenha dó da sua coluna);

Alternar momentos sentado e de pé, enquanto se alonga (ajuda a espantar o tédio).

Acostumar-se com as dores é inadmissível. Isso pode levar ao sedentarismo e se tornar um gatilho para outras doenças. Quem é sedentário tem mais chance de ter hipertensão e obesidade, por exemplo.

É importante também cuidar dos hábitos de vida como alimentação e sono, já que muitas dores, como as musculares e as de cabeça, estão ligadas a práticas pouco saudáveis, refletindo diretamente na qualidade e desempenho das atividades diárias.

A busca por um profissional habilitado pode fazer total diferença na melhora da sua qualidade de vida! Pense nisso!

Felipe Silva - 6854 G/DF

Acuas Fitness